Adiciona-me :)

;

Número de Visitantes

Website counter

sexta-feira, 5 de junho de 2009

Racismo Cultural


Durante décadas que o ser humano aparenta ter uma necessidade de odiar. Guerras, domínios, homicidios, caça desportiva, mutilações, torturas, escravidão, etc...

Isso é algo que eu desprezo muito mas parece ser próprio da condição humana (infelizmente). O facto do racismo contra os negros, hispânicos, asiáticos entre outras coisas ter diminuido a nivel mundial (apesar da percentagem ainda ser muito elevada), o racismo leva a outros crimes. Não é por vontade que globalmente, com especial ponto nos Estados Unidos, existam gangs com rivalidades mortais. Afro-Americanos, Hispanicos defrontam-se todos os dias nas ruas por vezes da mesma etnia para defender o "seu bairro". A origem desses acontecimentos provem de que foram desprezados e maltratados pela sociedade por serem diferentes gerou revolta ao ponto de fazerem justiça com as próprias mãos. Como ja mencionara, essa percentagem tem vindo a diminuir mas agora aqui esta o ponto de exclamação. Aumenta gradualmente outro tipo de racismo que numa aula de inglês chamei de NWO (New World Order).

Nos tempos de hoje as pessoas têm mais liberdade, exprimem-se mais criando novos estilos que muitas vezes são mal vistos pelos demais. Usar o exemplo do Goth e o Emo. São duas culturas e estilos completamente distintos mas a sociedade renega-os de tal maneira apenas pela opinião superficial que nem reparam que nada têm a ver uns com os outros, esquecem-se que são pessoas como nos e fazem de tudo para os humilhar. Pessoalmente, quem faz isso é que devia ser humilhado. Deviam ter vergonha na cara (porque se tivessem, não saiam de casa). Hippies, Emos, Goticos, New Age Travellers, Punks, Betos e por ai fora nada de mal fizeram à sociedade mas a sociedade trata-os como escória. É por isso que digo que o ser humano aparenta ter necessidade de odiar. Eles estão no seu canto, não fazem mal a ninguem mas mesmo assim são castigados por serem o que são. O conselho "Sê quem tu realmente és, não sejas mais ninguem" aplica-se aqui? Confuso de facto. Cabe a nós, para evitar mais conflitos no futuro mudar isso agora. Pessoalmente sempre que passo por algum EMO, alguem que está comigo tem sempre a mania de apontar e burlar:

???: Já visto aquilo?
eu: aquilo o que?
???: aquela maneira de se vestir?
eu: que é que tem?
???: que aberração pá!
eu: é? porque?
???: porque eh estranho...
eu: e...?
???: é feio pronto.
eu: em que te baseias?
???: é a minha opiniao mais nada.
eu: a tua ou a dos demais? nao tas a alinhar com os outros? seu maria vai com as outras?
???: zero. nada disso. mas admite, é preciso ser-se estupido para sair de casa assim.
eu: tu tas-te a basear na opiniao parva dos outros. voces nao tem cerebro para pensar? é uma pessoa como todos nos e se eu pensasse como tu pensas podia chamar-te gay entao.
???: o ca*****!
eu: entao. eh o que tas a dizer. essa camisinha rosa fica-te bem.

Digamos que, para dar a volta a esse assunto simplesmente nao apoiamos nem desprezamos. apresentamos factos para acordarem para a realidade. Não é preciso pensar muito, basta estar acordado ao que nos rodeia. Temos que fazer a nossa parte para que situações dessas nao se repitam. Porque se pensar-mos bem... aqueles que acusam outros de que não são pessoas para as deitar abaixo e destruir emocinalmente, são as verdadeiras aberrações. Não fiquem de braços cruzados a ver os outros cair... Temos que nos manter unidos sempre. Mesmo que nao concordemos com alguma cultura, não somos obrigados a aceitar, mas tambem nao temos direito de criticar. Nem os animais são assim. Oxalá consiga marcar a diferença aqui. Fiquem bem. :)

3 comentários:

  1. Concordo contigo em relação ao racismo, é incorrecto como a sociedade age.
    Cada um é como cada qual, todos somos seres humanos e temos sentimentos, sentimentos os quais são feridos quando alguém resolve apontar-nos o dedo constantemente por sermos diferentes.
    Não temos que aceitar temos que respeitar e
    a verdade é que grande parte ainda não consegue aceitar bem, descriminando as pessoas e maltratando-as das piores maneiras que existem.
    Na minha opinião por mais que cada pessoa tente marcar " a diferença " a opinião geral vai ser sempre a mesma. Não digo que não haja alterações mas acho que vai ser sempre um tema de conversa.

    ResponderEliminar
  2. Concordo plenamente contigo, o que é triste. Mas pelo menos tentaremos o nosso melhor fazendo diminuir a percentagem, embora lentamente sempre é melhor que não reagir. :)

    ResponderEliminar
  3. odeio gente que diz que não é racista só para os outros não reclamarem, mas na realidade são.


    bom post.

    ResponderEliminar